Historial da Instituição

Em boa hora, um grupo de homens concorreu à Junta de Freguesia de Tinalhas. Tendo ganho as eleições para este órgão, iniciaram o seu mandato em Janeiro de 1990, desde logo com uma principal preocupação: criar uma Associação vocacionada para a 3ª Idade.

Assim, em Setembro de 1990. a Junta de Freguesia em conjunto com a Assembleia de Freguesia deliberaram iniciar uma campanha de angariação de fundos que se veio iniciar nos primeiros meses de 1991.

Deste modo, em Maio, a Junta de Freguesia e a Assembleia de Freguesia deliberaram nomear os sócios fundadores da futura Associação para a 3º Idade.

Foi então que, no dia 16 de Junho de 1991, se reuniu pela primeira vez uma Assembleia de Constituição da Associação de Solidariedade Social com sede em Tinalhas, tendo imediatamente sido procedido à eleição da mesa da Assembleia constituinte, que ficou assim ordenada: Inácio Hipólito Marques; Manuel dos Santos Oliveira, Alexandre Eusébio, José António Esteves Apolinário e Manuel Antunes Lopes.

Posta à votação a ordem de trabalhos foi ela aprovada por unanimidade com os seguintes e únicos pontos:

1º Constituição de uma Associação de Solidariedade Social cujo objetivo é a proteção dos cidadãos, na velhice e invalidez, através da prestação de serviços de alojamento e apoio domiciliário, serviço de refeições, limpeza e higiene, organização de convívios e ocupação de tempos. Secundariamente, a instituição propõe-se ainda manter atividades de promoção proteção de saúde, através da prestação de serviços médicos e de enfermagem.

2º Denominação da Associação.

3º Elaboração de Estatutos.

4º Eleição de uma comissão instaladora composta por cinco elementos.

Consecutivamente foi criada a Associação de Solidariedade Social com a denominação de Associação Tinalhense de Apoio Social.

Em Janeiro do ano de 1993 foi então iniciada a obra do Centro de Dia, que teve a sua conclusão e a sua inauguração em 22 de Agosto de 1995, tendo aberto as suas portas ao serviço dos utentes em 4 de Setembro de 1995, com 15 utentes em Centro de Dia.

Anos depois, foi iniciado um novo serviço de Apoio ao Domicílio, dando resposta aos utentes na sua própria casa habitação. No ano de 1997 no mês de Junho, foi celebrado acordo de cooperação com o Centro Regional da Segurança Social, pelo que ainda se mantém até aos dias de hoje.

Em todos estes anos existiu sempre a necessidade, de dar resposta aos utentes de Centro de Dia e de Apoio Domiciliário, pelo que o serviço prestado durante o dia em ambas as valências, não resolvia problemas graves dos utentes, como a mobilidade e o isolamento, agravando ainda a situação com a ausência dos filhos.

Foi assim, que no ano de 2010 se iniciaram as obras de ampliação do Centro de Dia para a Estrutura Residencial Para Idosos. No ano de 2013, estando a obra terminada foi inaugura a mesma no dia 02 de Junho de 2013, com 10 quartos e lugar para 16 utentes, funciona até aos dias de hoje, sendo uma instituição de referência.