Mensagem do Presidente

Há vinte e cinco anos, um grupo de homens a quem presto aqui a minha homenagem começou por iniciar um projeto que viria a tornar-se realidade ao longo dos tempos. Esse projeto abriu portas a novos desafios e realidades que proporcionaram o crescimento da instituição.

Foi iniciado então o projeto com a construção da obra financiada pela Câmara Municipal de Castelo Branco, pelos fregueses desta Freguesia de Tinalhas e ainda por alguns amigos, que viria a dar corpo ao Centro de Dia para a 3º Idade. Este começou a laborar em 4 de Setembro de 1995, com 15 utentes na valência de Centro de Dia. Mais tarde, conseguiu-se ativar mais uma valência, a de Apoio ao Domicilio, e assim funcionou a nossa instituição com estas duas valências durante 18 anos.

Ao longo dos anos, sempre tive ambição no sentido de apostar em novos caminhos de intervenção a fim de dar melhor qualidade de vida e segurança à população, fomentando o desenvolvimento socioeconómico ao nível local.

A criação de uma unidade de lar em Tinalhas foi um projeto que sempre almejei, e como se diz na minha terra “tarde é o que não vem”, em boa hora, numa parceria com a Câmara Municipal de Castelo Branco, Junta de Freguesia de Tinalhas e Associação Tinalhense de Apoio Social, o sonho começa então a tornar-se realidade com o projeto de ampliação do Centro de Dia para a Residência de Idosos a contemplar 16 Utentes na valência de lar. Esta obra foi inaugurada em 2 de Junho 2013, à qual demos o nome da Nossa Padroeira, ficando assim denominada de Residência de Idosos Nossa Senhora da Assunção, tendo a mesma sido comparticipada na totalidade pela Câmara Municipal de Castelo Branco.

Atualmente, com esta nova valência, a instituição tornou-se no maior polo de emprego desta freguesia passando de 4 para 20 colaboradoras. Hoje somos, como eu digo muitas vezes, uma unidade pequena mas familiar, bem arrumada e organizada, tendo já reconhecimento de grande valor pelo seu desempenho, não só nesta freguesia como noutras também, refletindo-se esse valor na lista de espera de entrada no lar.

Mas a minha ambição não se fica por aqui, para que o meu projeto fique concluído e para a sustentabilidade desta instituição, está já em marcha mais um projeto de ampliação de quartos, sala de fisioterapia e outros serviços.

Somos dos que apostamos no investimento e desempenho da formação dos colaboradores, essência fundamental para o bom funcionamento da instituição e satisfação dos nossos utentes.

É neste sentido e com todos estes novos desafios que exijo dos órgãos sociais, colaboradoras e utentes um grande esforço de todos.

Convictos que podemos contar com a colaboração de todos para o desenvolvimento desta pequena Grande Instituição.

Contamos Convosco

O Presidente da Direção